quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Uma Visão da Europa I

Em busca de uma identidade
Da Gronelândia ao Afeganistão, do Ártico ao Sara


Novo livro de Rui Valada:

ÍNDICE: 1. A questão das fronteiras – 2. Há uma matriz cultural europeia? – 3. Um pouco de retrospectiva – 4. O espírito europeu – 5. Unida pelo sonho, dividida pela História – 6. Um conceito operacional da Europa – 7. Duas visões institucionais – 8. Em prol de uma língua comum – 9. Os novos problemas

Este livro, talvez o mais surpreendente e controverso alguma vez escrito sobre a Europa, encosta à parede a maiorparte dos nossos lugares-comuns relacionados com o tema. Não só antecipa a inevitabilidade de um vasto alargamento europeu a sul e a leste, integrando a prazo todo o mundo muçulmano da orla mediterrânica, como coloca as fronteiras meridionais da Europa no Sara (e não no Mediterrâneo)e as suas fronteiras orientais para lá do Golfo Pérsico. De fora, fica a referência obrigatória a uma matriz cultural judaico-cristã.
Negando aliás a existência de uma verdadeira matriz cultural europeia, e por isso sublinhando a necessidade da sua criação artificial através da educação e da acção política concertada, defende ainda a urgência de instituir uma língua verdadeiramente comum, a aprender desde os bancos de escola a par da língua materna.
Em contrapartida, alerta contra os enormes perigos de um avanço institucional e territorial demasiado rápido, dos contrastes internos de riqueza, de uma política monetária demasiado restritiva e de um cosmopolitismo apenas ilusório; e critica a absoluta falta de visão dos dirigentes políticos que têm permitido uma imigração caótica e muito pouco selectiva, prestes a abrir fissuras irremediáveis no tecido social europeu.
Assumindo-se como profético, mas de um realismo impiedoso, este livro arrisca-se a relançar o debate europeu num novo patamar de análise e de controvérsia, agora que as instituições pareciam emperrar devido à emergência progressivamente mais descarada dos egoísmos nacionais.
Uma leitura recomendada para quem não queira ficar amarrado às perspectivas obsoletas de um ciclo político que está prestes a concluir-se.

Graal Editores, 176 pp., 15,5 x 23 cm, ISBN: 972-8977-00-X, € 16,10

Encomendar